
52 Julho-Agosto 2008  Military Review 

A ocupação americana da Alemanha (1945-1949) 
permanece como um exercício modelo de democratização à 
força. De fato, personalidades proeminentes da administração 

Bush, incluindo a Secretária de Estado Condolezza Rice e o antigo 
Secretário de Defesa Donald Rumsfeld, compararam a experiência 
americana na Alemanha pós-guerra com o Iraque pós-guerra. Este artigo 
examina a política de controle das informações americana na Alemanha 
e no Iraque (2003-2006). A análise comparativa indica que a política 
de controle das informações foi muito diferente nos dois casos. Na 
Alemanha, o Exército dos EUA e o Gabinete do Governo Militar dos EUA 
(OMGUS - sigla em inglês) exerciam rigoroso controle sobre a mídia para 
bloquear a propaganda nazista e introduzir a agenda política americana de 
democratização.1 Com a emergência da Guerra Fria, o OMGUS usou todas 
as formas de comunicação em massa — periódicos de assuntos culturais, 
revistas, filmes de longa metragem e documentários, posters e emissoras 
de rádio — para disseminar propaganda e mensagens estratégicas dos 
EUA ao povo alemão. Conseqüentemente, de 1945 a 1949 os americanos 
foram capazes de moldar o conteúdo das informações na zona e setor 
americanos. No Iraque, as forças da coalizão fracassaram em exercer a 
mesma forma de controle de informações. Como resultado desse erro 

Um Fracasso Estratégico 
A Política Norte-Americana de Controle das 

Informações no Iraque Ocupado

Dra. Cora Sol Goldstein

A Dra. Cora Sol Goldstein é 
professora auxiliar de ciência 
política da Universidade 
Federal da Califórnia, 
Long Beach, Califórnia. 
Recebeu seu Doutorado pela 
Universidade de Chicago em 
2002. Seu livro, Psychological 
Warfare in Peacetime: 
American Visual Propaganda 
in Occupied Germany, será 
publicado na primavera 
de 2009. Em 2007, foi lhe 
conferido o prêmio Mary 
Parker Follet da Associação 
Norte-Americana de Ciência 
Política - Seção Política e 
História.

FOTOS: Dois soldados da 3ª 
Brigada de Combate, da 1ª 
Divisão de Cavalaria falam com 
manifestantes num ponto de 
controle da Zona Internacional 
na parte central de Bagdá, 17 
de novembro de 2004
(Sargento John Queen, Exército dos 
EUA)



53Military Review  Julho-Agosto 2008

FRACASSO ESTRATÉGICO

estratégico, a insurgência e outros movimentos 
que se opuseram à presença americana têm estado 
aptos a controlar as informações e disseminar 
mensagens antiamericanas. 

O Caso Alemão
Durante a II Guerra Mundial, a guerra 

psicológica formou uma parte importante da 
estratégia militar contra o Terceiro Reich. Assim 
que o Exército dos EUA entrou na Alemanha, 
especialistas americanos da guerra psicológica 
difundiram propaganda para convencer o povo 
alemão da irreversibilidade de sua derrota e para 
persuadi-los a cooperarem. Ao mesmo tempo, o 
Exército dos EUA fechou periódicos, revistas, 
emissoras de rádio alemãs na zona e setor norte-
americano para assegurar o monopólio das 
informações e propaganda. Como resultado, a 
informação recebida pelos alemães nas áreas norte-
americanas proveio exclusivamente da distribuição 
de folhetos de propaganda norte-americanos 
(Mitteilungblätter), de periódicos publicados pelo 
Exército e da Rádio Luxemburgo.

Depois do dia da vitória na Europa, 12 de maio de 
1945, a Divisão de Guerra Psicológica do Quartel-
General Supremo das Forças Expedicionárias 
Aliadas (PWD/SHAEF) foi convertida na Divisão 
de Controle de Informações (ICD) na Alemanha. 
O chefe da PWD/SHAEF, General Robert C. 
McClure, comandou uma organização nova e 
manteve a maioria do pessoal da PWD/SHAEF.2 

No princípio, a ICD foi independente do governo 
militar, mas em fevereiro de 1946, foi totalmente 
integrada à OMGUS.

No início, a ICD concentrou a maior parte de 
sua atenção na desnazificação da mídia. A ICD 
excluiu jornais alemães que foram considerados 
como politicamente contaminados pelos seus 
antecedentes favoráveis a Hitler e proibiu a 
difusão de mensagens nazistas, militaristas ou 
nacionalistas que poderiam incitar simpatias 
pelos nazistas e fomentar a resistência contra o 
projeto norte-americano. Enquanto esse projeto 
de verificação estava ocorrendo, o ICD começou 
a selecionar e conceder licenças para editores 
alemães começarem a operar periódicos e revistas. 
Tiveram êxito na seleção de um grupo político 
e ideologicamente heterogêneo. Já em meados 
de 1946, a ICD tinha concedido licenças para 
operação de periódicos para 73 alemães, incluindo 

29 sociais democratas, 17 democratas cristãos 
e cinco comunistas.3 Dessa forma, enquanto o 
OMGUS impunha uma rígida censura pública 
e ideológica contra a difusão de mensagens 
nazistas, nacionalistas e militares, pretendia 
também estabelecer um nível de diversidade 
política e permitia o desenvolvimento de uma 
variedade de opiniões políticas.4

Embora os editores que receberam licenças 
pela ICD tivessem se comprometido a criar uma 
Alemanha nova e democrática, a divisão manteve 
um assíduo controle de suas edições. Inicialmente, 

submetia os artigos a uma censura pré-publicação, 
mas em agosto de 1945, mudaram para um exame 
detalhado pós-publicação.5 Embora os editores 
alemães estivessem livres para administrar suas 
próprias operações, sempre havia a possibilidade 
de censuras pós-publicação que poderiam levar à 
revogação de suas licenças. Dessa forma, o ICD 
definia e vigiava os limites do que era aceitável e 
desejoso para o âmbito político e cultural, dessa 
forma, monitorou e regulou as informações que 
chegavam aos alemães na zona e setor norte-
americanos.

Durante os primeiros anos da ocupação, a 
política da imprensa norte-americana na Alemanha 
ocupada refletia as ideologias dos oficiais do ICD 
responsáveis em vigiar a imprensa. Grande parte 
dos oficiais era acadêmica que havia vivida na 
Alemanha anteriormente. Uma grande parte 
era adepta das políticas econômicas radicais do 
Presidente Roosevelt (New Dealers), intelectuais, 
emigrantes, judeus e esquerdistas entusiasmados 
com a possibilidade de ajudar a formar uma 
sociedade democrática pluralista das cinzas do 
nazismo.6 Em Berlim, a maioria dos oficiais da 
ICD era formada por emigrantes alemães.7 Dessa 
forma, a grande parte dos oficiais da ICD falava 
alemão, tinha conhecimento sobre a cultura alemã 
e entendia a sociedade e história alemã. Em 
1945, esses oficiais que vigiavam a imprensa se 
entusiasmaram com a colaboração da esquerda 

Também não instituíram 
nenhum programa lógico de 
grande escala para o controle 
das informações no Iraque...



54 Julho-Agosto 2008  Military Review 

alemã, considerando-a como parte do processo de 
criar uma imprensa e cultura democrática.

Com a Guerra Fria, a política de imprensa da 
OMGUS mudou. A Alemanha ocupada se converteu 
na primeira frente da guerra psicológica entre os 
EUA e a URSS. Depois de 1946, a possibilidade 
da Alemanha se tornar independente e unida 
desapareceu rapidamente. Tanto os norte-americanos 
como os soviéticos começaram a usar novos meios 

de comunicação em suas zonas e respectivos setores 
para atacar um ao outro e a difundir sua propaganda. 
Em março de 1946, por exemplo, o OMGUS obrigou 
o Neue Zeitung, o periódico mais importante da zona 
americana, a adotar uma nova postura editorial que 
correspondesse à política estrangeira dos EUA. O 
Neue Zeitung chegou a ser o porta-voz que permitiu 
à OMGUS neutralizar a propaganda soviética na 
Alemanha ocupada.8 

Nos princípios de 1947, o pessoal tinha mudado 
e os originais oficiais encarregados de vigiar a 
imprensa foram substituídos pelos guerreiros da 
Guerra Fria.9 Como resultado, a maior parte das 
publicações que não seguiram as diretrizes anti-
comunistas da OMGUS foi desativada ou seus 
editores foram substituídos.10 Em agosto de 1947, 
Emil Carlebach, um comunista que sobreviveu 
como prisioneiro no campo de concentração em 
Buchenwald e que lhe fora dado a licença da 
publicação do Frankfurter Rundschau em 1945, 
foi despedido.11 Der Ruf, uma revista popular de 
política e cultura, foi fechada porque o ICD a 
considerou pró-comunista, embora o contraparte 
soviética da OMGUS já a tivesse denunciado.12 
Em outubro do mesmo ano, o General Lucius 
D. Clay, o governador militar norte-americano, 
lançou a Operação Talk Back, uma medida de 
contra-propaganda planejada para usar a mídia 
alemã na zona e setor americanos com o objetivo 
de responder e combater a propaganda soviética 
anti-americana. Estritos critérios foram impostos 
à imprensa alemã, equivalente aos critérios que 
prevaleciam na zona e setor soviéticos. 

O Caso do Iraque
A campanha de guerra psicológica da Operação 

Iraqi Freedom (OIF) teve êxito porque a mesma 
convenceu o Exército do Iraque a não mais 
resistir. Isso permitiu que as Forças Armadas dos 
EUA tomassem posse de Bagdá com um número 
limitado de tropas. Sem dúvida, ao contrário do 
caso alemão, as forças da coalizão não continuaram 
com a sua agenda de guerra psicológica depois da 
queda do regime de Saddam Hussein. Também 
não instituíram nenhum programa lógico de 
grande escala para o controle de informação no 
Iraque; ao contrário, o Departamento de Defesa 
anteviu a criação de um “Time de Reação Rápida 
de Mídia” para administrar o desmantelamento 
dos meios de comunicação estatais do Iraque e 
estabelecer uma rede de “Meios de Comunicação 
Independentes do Iraque” financiada e dirigida 
pelos EUA. Essa nova rede controlada pelos 
norte-americanos tinha como objetivo servir 
como um veículo de propaganda do Pentágono 
para o Iraque.13

Saddam Hussein tinha compreendido a 
importância de controle da informação e a 
manipulação dos meios de comunicação. Em 
1968, depois que se converteu no chefe da 
segurança interna, foi permitido aos iraquianos 
terem acesso somente aos periódicos publicados 
pelo governo. Quando assumiu a presidência 
em 1979, o Ministro das Informações do Iraque 
começou a nomear todos os jornalistas da nação 
(os quais tinham que pertencer ao Partido Baatista) 
e os insultos ao presidente chegaram a ser 
considerados uma ofensa com a punição de morte. 
Um dos filhos de Saddam, Uday, se converteu 
no chefe da União dos Jornalistas e exerceu 
controle sobre uma dúzia de periódicos, incluindo 
Al-Thaura (A Revolução), Babil e Al-Jamorriya 
(A República). Todos os dias esses periódicos 
publicavam fotos de Saddam Hussein na primeira 
página. Uday também esteve encarregado de 
muitas emissoras de televisão e rádio. Em 2003, 
existiam 13 emissoras de televisão e 74 de rádio, 
todas sob o controle estatal.14 O governo era o 
único provedor da internet e acesso a mesma 
era disponível em cybercafés rigorosamente 
controlados pela polícia de segurança. Era 
proibido ter antenas parabólicas, embora aqueles 
de maior hierarquia no regime tivessem acesso a 
notícias transmitidas por satélites.15

O Departamento de Defesa 
tinha interpretado o problema 

equivocadamente...como 
um assunto de marketing.



55Military Review  Julho-Agosto 2008

FRACASSO ESTRATÉGICO

Uma vez que Saddam foi derrubado, o número 
de publicações subiu rapidamente para mais de 
200. Com as forças da coalizão falhando em fechar 
ou controlar a imprensa iraquiana, todos os que 
tinham acesso a um tipo de imprensa começaram 
a publicar. Grande parte dos periódicos e revistas 
que surgiram em 2003 enfrentou dificuldades 
financeiras e muitos desses desapareceram 
pouco tempo depois, mas segundo os cálculos 
da BBC (British Broadcasting Corporation), 
ainda existem 50 jornais diários publicados no 
Iraque sendo que 12 deles estão em Bagdá.16 
Infelizmente, os grupos que se opunham à 
coalizão aproveitaram-se rapidamente desse 
espontâneo aumento dos meios de comunicação 
e da falta de uma política sólida de controle das 
informações por parte dos norte-americanos.

A imprensa iraquiana chegou a ser altamente 
diversificada à medida que cada grupo de pressão 
política abria sua própria agência divulgadora de 
notícias. Saad al-Bazzaz, um jornalista exilado, 
começou a publicar no ano 1992 a edição de 
Bagdá do Al-Zaman, um periódico que ele fundou 
sediado em Londres.17 A família real saudita 
começou a publicar uma edição iraquiana do 
Al-Sharq al Awsat em Londres, seu instrumento 
principal de publicidade no Ocidente. Sócios 
do antigo primeiro-ministro Ahmad Chalabi 
publicaram o Al-Mutamar. Atualmente, o 
Supremo Conselho para a Revolução Islâmica 
no Iraque, o maior grupo político xiita no país, 
publica o Al-Adalah, o Al-Fater e o Ida Rafideen. 
O Al-Bayan é o periódico do partido Dawa, o 
partido xiita do Primeiro-Ministro Nouri al-Maliki 
e seu predecessor Ibrahim al-Jaafari. Outros 
periódicos importantes são o Al-Mada com 
tendências esquerdistas e o Al-Sabah al-Jadid, 
fundado pelo ex-editor chefe de Al-Sabah, Ismael 
Zayer (que renunciou a seu cargo no Al-Sabah 
em maio de 2004 para protestar contra a censura 
e interferência editorial norte-americana.18) Uma 
única revista satírica, a Habaz Booz, é publicada 
em Bagdá.

Nesse contexto, as políticas da mídia formuladas 
pela Autoridade Provisional da Coalizão (CPA-
sigla em inglês) e pelo Pentágono foram ineficazes. 
A des-baatificação da imprensa iraquiana 
incentivou sentimentos antiamericanos.19 Sem 
dúvida, a CPA não substituiu o pessoal baatista 
por iraquianos desejosos de participar do 

desenvolvimento de uma democracia liberal para 
seu país, nem censurou a propaganda antiliberal 
ou antiamericana. Em julho de 2003, o chefe da 
CPA Paul Bremer III afirmou publicamente que a 
coalizão não estava impondo limites na liberdade 
de expressão no Iraque. O porta-voz da coalizão 
Charles Heatley ecoou as palavras de Bremer. 
A idéia geral era que a difusão da mensagem da 
“verdade” americana, por si mesma, prevaleceria 
sobre mensagens de alternativas políticas no 
Iraque pós-Saddam. 

A CPA, de vez em quando, exercia medidas de 
controle sobre a propaganda radical antiamericana. 
Por exemplo, fechou o Al-Mustiquilla, um 
periódico que publicou um artigo advogando a 
execução de todos os iraquianos que colaboraram 
com a coalizão.20 

Em março de 2004, a CPA impediu por 60 dias a 
publicação do periódico Al-Hawsa, um semanário 
radical xiita com sede em Bagdá, alegando que 
seus editores incitavam atos de violência contra 
a ocupação.21 As forças da coalizão invadiram 
um centro de distribuição do periódico Sadda-al-
Auma em Najaf, se apossando de cópias de uma 
edição que estimulava iraquianos a se integrarem 
na resistência. Sem dúvida, os freqüentes esforços 
da CPA para controlar os novos meios de imprensa 
iraquianos foram inúteis. Poucos dias depois 
de levar a cabo a invasão do Sadda-al-Auma, o 
periódico era publicado novamente, pedindo aos 
seus leitores que se integrassem ao movimento 
de resistência de Ramadi, difundindo também 
sua propaganda anti-semita, anti-ocidental e 
anti-feminina.22 No final, nos raros casos em 
que os meios de comunicação foram submetidos 
a censura pós-publicação o resultado foi um 
ineficaz programa de controle de informações. 

Embora o seu desempenho possa sugerir 
o contrário, o Pentágono realmente formulou 
uma diretriz para a propaganda no Iraque. O 
apêndice 2 do Guia de Assuntos Públicos da 
Força-Tarefa Combinada 7 (CJTF-7) delimita 
os “temas atuais” para a imprensa iraquiana 
em três partes: “positiva” para ser estimulada 
e divulgada, “negativa” para ser refutada ou 
evitada e “duvidosa ou manipulável, para ser 
neutralizada. A primeira parte tinha como objetivo 
desenvolver o apoio “do povo do Iraque e para 
o povo do Iraque”; para enfatizar o progresso e 
a segurança, particularmente em Bagdá, e para 



56 Julho-Agosto 2008  Military Review 

destacar “a participação dos iraquianos” nos 
esforços de reconstrução de seu país. A mensagem 
positiva incluiria indicadores de melhoramentos 
na vida cotidiana, tais como a normalização do 
fornecimento de energia elétrica, a construção 
de novas escolas e de hospitais, assim como um 
melhor nível de segurança. A segunda parte ou 
“assuntos negativos” trataria de assuntos como “o 
mau trato de iraquianos detidos”, o “ressurgimento 
da resistência, desrespeito à lei, instabilidade e o 
vácuo do poder”; a “vulnerabilidade da infra-
estrutura”; e “a demora no estabelecimento de 
estruturas políticas.” A última parte responderia 
a “falta de descobertas” de armas de destruição 
de massa, os problemas em encontrar Saddam e 
o processo de de-baatificação.23 

O aspecto mais surpreendente e original da 
política norte-americana sobre a propaganda na 
Operação Iraqi Freedom tem sido a dependência 
por parte do Pentágono de usar terceirizados para 
difundir suas mensagens estratégicas ao povo 
do Iraque. Em vez de formar uma força-tarefa 
composta de especialistas em guerra psicológica 
das Forças Armadas dos EUA, da comunidade de 
inteligência e do mundo acadêmico, o Governo 
dos EUA pediu a companhias privadas sem 
experiência no Oriente Médio para levaram a 
cabo essa tarefa.24 O Departamento de Defesa 
confundiu um problema político — ou seja, de 
como transformar radicalmente uma sociedade 
que saiu de uma ditadura brutal e que está 
entrando rapidamente no fundamentalismo 
religioso — com um assunto de marketing. 
Tentaram convencer o povo iraquiano da visão 
americana do futuro como se a mesma fosse um 
produto de consumo.

Em 2003, a Divisão de Operações Especiais e 
de Conflitos de Baixa Intensidade do Pentágono, 
a qual se especializa em operações de guerra 
psicológica, concedeu um contrato exclusivo à 
Science Applications International Corporation 
(SAIC) no valor de US$ 82.3 milhões para 
estabelecer a Iraqi Media Network (Rede 
de Mídia do Iraque) (IMN). Quando a IMN 
começou a publicar o periódico Al-Sabah 
(Amanhã), já existiam 20 a 30 novos periódicos 
independentes.25 Al-Sabah  chegou a ser 
simplesmente um periódico entre muitos, e 
os norte-americanos nunca foram capazes de 
monopolizar a informação no Iraque.

A IMN ainda enfrentou mais dificuldades com 
a televisão. O estabelecimento da Al-Iraquiya, 
a rede de televisão financiada pelos USA, foi 
um pesadelo. Desde o início, a desorganização, 
falta de planejamento, falta de pessoal e um 
orçamento inadequado atrasaram o projeto. 
Além disso, a instalação física da rede foi 
sistematicamente destruída por vândalos e 
mais tarde, no verão de 2003, foi explodida 
por insurgentes. Quando finalmente começou 
a funcionar, a Al-Araqiya fracassou em atrair 
o público do Iraque porque evitava as notícias 
iraquianas. Por exemplo, a rede transmitia 
programas de cozinha em vez de cobrir a 
violência política no país.26 

Como as forças da coalizão não fizeram 
nada para impedir a instalação de antenas 
parabólicas que brotaram como cogumelos 
por todas as partes do Iraque, espectadores 
iraquianos ganharam acesso a múltiplas fontes de 
informação. Podiam ver um número incontável 
de programas de notícias antiamericanas 
transmitidos por emissoras de televisão no 
Oriente Médio. Não é surpreendente que depois 
da invasão 63% dos iraquianos que tinham acesso 
a antenas parabólicas assistiam a Al-Jazeera e 
Al-Arabiya, emissoras de televisão que oferecem 
programação de notícias com propaganda 
antiamericana e anti-semita.27 Apenas cerca de 
12% dos iraquianos assistem com regularidade 
as notícias apresentadas pela Al-Iraqiya.28

A televisão por satélite se converteu numa parte 
integral do púlpito eletrônico dos jihadistas. A 
Al-Zawraa, uma emissora de televisão por satélite 
no Iraque, provou ser uma das armas mais eficazes 
do Exército Islâmico do Iraque, um principal 
grupo de resistência sunita no qual supostamente 
inclui membros do Partido Baath.29 

A Al-Zawraa emite filmagem contínua da 
guerra sunita contra os EUA e a milícia xiita de 
Muqtada al-Sadr. Apresenta com regularidade 
videoclipes que mostram militantes planejando 
ataques contra unidades norte-americanas, 
franco-atiradores ou explosivos improvisados 
para emprego contra soldados da coalizão e 
operações contra objetivos xiitas. Os programas 
desta emissora são transmitidos pelo mundo árabe 
por meio da Nilesat, um provedor de serviços de 
satélite que é controlado pelo governo egípcio. 
Al-Zawraa anunciou que pretende difundir 



57Military Review  Julho-Agosto 2008

FRACASSO ESTRATÉGICO

seus programas por meio de satélites europeus; 
com o transcorrer do tempo, querem chegar aos 
espectadores norte-americanos.30 

A coalizão também está perdendo a guerra 
estratégica de propaganda no ciberespaço. Grupos 
terroristas usam a internet de alta velocidade, 
software pirata de editação de vídeos e sítios 
cibernéticos que permitem carregar arquivos 
gratuitamente para difundir seus produtos. 
Abu Maysara, o chefe de mídia de Abu Musab 
al-Zarcaui, o falecido líder da Al Qaeda no Iraque, 
gravou o vídeo da decapitação de Nicholas Berg, 
um refém norte-americano, e colocou o vídeo 
online. A internet também é importante como um 
mecanismo para o ensino de habilidades práticas 
de resistência, tais como a construção de foguetes, 
bombas e armas químicas.31 

O Pentágono, apesar do fracasso por parte 
da SAIC, continuou seguindo sua política de 
terceirização, pedindo para companhias privadas 
assumirem tarefas da mídia. Em janeiro de 2004, em 
vez de renovar o contrato com a SAIC, o concedeu 
a Harris Corporation, uma companhia que fabrica 

equipamento de teledifusão sem experiência em 
guerra psicológica ou no Oriente Médio. A Harris 
Corporation logo subempreitou suas operações de 
televisão à Corporação Libanesa Internacional de 
Rádiodifusão, uma empresa de telecomunicações 
com sede no Kuwait, mas encarregou-se da 
Al-Iraquiyah e Al-Sabah. No período de um 
mês, a CPA mudou o nome da Rede de Mídia do 
Iraque para a Rede do Iraque. O Departamento de 
Defesa também contratou os serviços da J. Walter 
Thompson, uma importante agência publicitária 
localizada na Avenida Madison na cidade de 
Nova Iorque, para “convencer os iraquianos que 
o IMN ou o Iraqia eram confiáveis”.32 Talvez não 
surpreendentemente, J. Walter Thompson não se 
especializa em guerra psicológica ou no Oriente 
Médio; seus clientes principais são Dominos, 
Diamond Trading Company, Ford, Cadbury 
Schweppes, HSBC, Kimberly-Clark, Kellogg’s, 
Kraft, Nestlé, Pfizer, Rolex, Diageo, Unilever e 
Vodofone.

Também em 2004, a administração Bush 
instruiu a Diretoria de Transmissão dos EUA 

Iraquianos observam a transmissão de uma mensagem gravada supostamente do líder deposto Saddam Hussein emitida por 
Al-Arabiaya com sede em Dubai, 17 de julho de 2003.

A
FP

, K
ar

im
 S

ah
ib



58 Julho-Agosto 2008  Military Review 

— os produtores da Voz da América — que 
contra-atacasse o impacto que a Al-Jazeera tem 
no Oriente Médio. A diretoria lançou a emissora 
de televisão à satélite Alhurra (A Livre), a Rádio 
Sawa (Juntos) e a revista Hi. A Alhurra, tomando 
como modelo uma emissora convencional norte-
americana que apresenta programas de cozinha, 

moda, geografia, tecnologia, documentários e 
notícias. Embora a Alhurra com um orçamento 
de US$ 100 milhões esteja inundada de fundos 
e transmita seus programas na Jordânia, Egito e 
no Iraque, provou ser um fracasso. Os iraquianos 
associam a estação com os EUA e rejeitam o 
seu conteúdo, especialmente na sua cobertura 
informativa. Pesquisas de opinião pública 
indicam que os iraquianos ressentem a carência de 
discussões sobre os temas relativos à situação no 
Iraque, no mundo árabe e no Oriente Médio.33 A 
rádio Sawa não tem obtido muito progresso com a 
programação combinada de música popular norte-
americana e do Oriente Médio e a sua escassa 
cobertura de notícias.

A televisão e o rádio não foram os únicos 
setores onde erros foram cometidos. Em 30 
de janeiro de 2005, o Iraque realizou eleições 
para a Assembléia Nacional Transacional. O 
Presidente Bush pronunciou como uma vitória à 
autodeterminação iraquiana, destacando durante 
um discurso especial perante a nação que: “Hoje 
no Iraque, homens e mulheres tomaram controle 
legal do destino de seu país, e escolheram um 
futuro de liberdade e paz”.34 Ao se passarem 
dez meses, em novembro de 2005, o jornal Los 
Angeles Times informou que as Forças Armadas 
dos EUA pagaram secretamente a periódicos 
iraquianos para que publicassem artigos em favor 
da coalizão. Este programa havia começado no 
início de 2005, no momento que se celebravam 
as eleições, como uma operação de propaganda 
velada para influenciar a opinião pública 
iraquiana. Segundo o Times, os artigos “eram 
elaborados basicamente de uma forma objetiva”, 
mas omitiam a informação que poderia pôr os 

leitores contra os governos norte-americano e 
do Iraque. As histórias exaltavam a ocupação 
norte-americana, denunciavam a insurgência 
e elogiavam os esforços norte-americanos na 
região.35

Essas histórias eram produzidas pelo Lincoln 
Group, que tinha sido contratado como parte 
dos rápidos aumentos dos esforços da campanha 
de informações norte-americana em 2004. Essa 
corporação recém-fundada foi posta em vigência 
por um grupo de investidores de uma companhia 
com sede em Washington D.C., a Lincoln Alliance 
Corporation. A Lincoln Alliance, sendo uma 
filial da Lincoln Asset Management, se descreve 
como uma companhia que facilita “serviços de 
inteligência feitos sob medida.” A companhia 
declara que se especializa na coleta de informação 
de “diversas fontes internas e externas, tanto 
históricas como em tempo real”; uma “fusão” de 
análise de informação e divulgação de “resultados 
acionáveis.”36 A operação sigilosa do Lincoln 
Group provocou um escândalo no Iraque e minou 
ainda mais a credibilidade dos EUA na região. 
A imprensa norte-americana também reagiu de 
forma fervescente contra isso, apesar do fato de 
que as ações de propaganda negra do Lincoln 
Group, executadas de uma forma amadora, eram 
na verdade modestas na sua extensão.

Propaganda negra, a disseminação de notícias 
parciais ou falsas num país seleto sem indicar a 
sua origem é um estratagema clássico da guerra 
psicológica. É extraordinário que o Pentágono 
tenha escolhido confiar numa corporação 
privada sem experiência no campo quando a CIA 
tem antecedentes extensos na distribuição de 
propaganda negra no âmbito mundial — incluindo 
o Oriente Médio.37 

Lições aprendidas com 
dificuldade

A administração Bush ignorou o modelo de 
controle das informações empregado pelos EUA 
na Alemanha no período de 1945-1949. As forças 
da coalizão não colocaram em vigor um controle 
rigoroso das informações depois de derrubar 
Saddam, ao mesmo tempo em que o Pentágono 
chegou a ser mais interessado em manipular 
a imprensa norte-americana do que regular a 
difusão de informação dentro do Iraque. Daniel 
Senor, o chefe do gabinete de relações públicas 

A televisão e o rádio não 
foram os únicos setores 

que cometeram erros.



59Military Review  Julho-Agosto 2008

FRACASSO ESTRATÉGICO

da CIA, não falava árabe e sua prioridade era 
“alimentar” a mídia americana com informações, 
freqüentemente por meio de jornalistas favoráveis 
às políticas da administração.38

É verdade que a revolução na tecnologia 
de comunicação tem feito o controle total das 
informações no Iraque virtualmente impossível. 
Entretanto, o Pentágono fracassou em avaliar e 
planejar a complexidade do desafio tecnológico. 
Os EUA estabeleceram uma ocupação militar 
mal equipada para neutralizar as armas de 
informações disponíveis ao inimigo no século 
XXI. Saddam Hussein tinha proibido a televisão 
à satélite e controlado o acesso publico à internet; 
os norte-americanos não fizeram o mesmo e, 
em conseqüência, não puderam negociar com a 
avalanche de propaganda antiamericana que se 
seguiu. Num período de dias depois da entrada 
norte-americana em Bagdá, antenas parabólicas 
surgiram por todas as partes, impossibilitando o 
controle das informações. Locais cibernéticos 
também foram criados por toda a parte, os quais 
os norte-americanos nunca puderam controlar. 

Além disso, a propaganda positiva não pode 
ser efetiva quando a zona de objetivo não está 
controlada. Uma ocupação militar, para ter 
sucesso como um instrumento de mudança, 
deve ser capaz de criar um nível de estabilidade 
em lugares expostos às graves condições de uma 
turbulência social.39 O caso alemão exemplifica 
esse principio. Na Alemanha, o Exército dos 
EUA e OMGUS monopolizaram o uso da 
violência e impuseram e garantiram segurança. 
Isso permitia ao OMGUS e seus aliados alemães 
porem em vigência a reconstrução da infra-
estrutura física dentro da zona e setor norte-
americanos ao mesmo tempo em que colocavam 
em andamento uma revolução política, social 
e cultural. Os norte-americanos, em termos 
de controle das informações, bloquearam a 
difusão da propaganda vindo do antigo regime 
legalista e de grupos antagônicos com intenções 
de aproveitar o vazio político produzido 
pela transição. No Iraque, a Operação Iraqi 
Freedom provocou o desenvolvimento de uma 
insurgência militar, o terrorismo, a violência 
sectária e a desordem civil. Sem a segurança, 
os projetos de infra-estrutura atrasaram e a 
propaganda difundida pelos norte-americanos 
foi de eficácia mínima.

O caso do Iraque mostra quão importante é 
desenvolver uma apropriada hipótese de combate 
antes de começar um conflito militar que tem 
como objetivo fazer uma mudança de regime e 
ocupação. Em 1945, o OMGUS permitiu ao povo 
alemão ter um grau limitado de liberdade e exerceu 
um nível de controle político sem precedentes. A 
diretriz 1067 (JCS 1067) dos Chefes do Estado-
Maior Conjunto (JEMC), a diretriz militar que 
orientou a formulação das políticas do OMGUS de 
1945 até 1947, sem dúvida alguma explicitamente 
rejeitou a idéia de que os EUA libertaram a 
população de uma ditadura. Expressou que a 
Alemanha “não será ocupada com o propósito 
de libertação, mas como uma nação inimiga 
derrotada”. Segundo a JCS 1067, os alemães 
tinham que ser controlados e vigiados e suas 
atividades políticas, religiosas e culturais tinham 
que ser aprovadas pelas autoridades militares 
norte-americanas. A JCS foi muito clara: “Não 
se permitirá qualquer atividade política a menos 
que seja aprovada pelo JEMC...Vocês proibirão 
a propagação de qualquer doutrina nazista, 
militarista ou pan-alemã ...Não se permitirá aos 
alemães apresentar desfiles militares, políticos, 
civis ou esportivos”.40 A diretriz permitiu a 
liberdade de religião e expressão somente até 
o ponto que não comprometam os objetivos 
militares e políticos dos EUA.

O fracasso do Iraque é a conseqüência lógica 
de considerar a missão norte-americana uma 
libertação em vez de uma ocupação de um país 
inimigo. O objetivo da Operação Iraqi Freedom, 
segundo o Guia de Assuntos Públicos da Força-
Tarefa Combinada 7, foi de “libertar o povo 
do Iraque do regime de Saddam Hussein”.41 
A suposição básica foi que derrotar Saddam e 
suprimir ao Partido Baaz produziriam como 
conseqüência natural, automática e inexorável 
um Iraque democrático, liberal, secular e pró-
americano. A idéia de converter a população 
iraquiana em adeptos da democracia de uma forma 
espontânea fez o Pentágono e o Departamento de 
Estado subestimar a importância do controle pós-
guerra das informações e da propaganda.42

A democratização da mídia depois de uma 
mudança de regime radical é um projeto de longo 
prazo, exigindo o uso de métodos antidemocráticos 
de curto prazo. Mesmo em 1948, existia um nível 
de tensão entre o objetivo manifestado pelos 



60 Julho-Agosto 2008  Military Review 

norte-americanos de encorajar uma imprensa livre 
e a realidade autoritária da ocupação. O governo 
militar estava ciente dessa contradição básica, 
como demonstrado nesse relatório elaborado pelo 
OMGUS: 

Os oficiais da imprensa principalmente se 
interessaram em impedir que os ex- jornalistas 
nazistas participassem na nova imprensa 
democrática alemã. Em 1945, quando a 
ocupação foi posta em marcha, garantir ao povo 
alemão uma imprensa independente e livre 
foi um dos objetivos da política do governo 
militar norte-americano. O governo militar 
previu o desenvolvimento de uma imprensa 
livre de qualquer denominação governamental. 
Sem dúvida, com ironia, o próprio governo 
militar considerou ser necessário o exercício de 
certos controles provisionais. Grande parta das 
instalações de imprensa dos periódicos estavam 
nas mãos dos nazistas. Os editores, redatores e 
pessoal dos periódicos eram as mesmas pessoas 
que tinham executado as políticas do Ministério 
de Propaganda de Goebbel. Dessa forma, o 
governo militar colocou em vigor um sistema 
regulador para colocar os periódicos nas mãos 
de redatores dedicados a proporcionar ao povo 
alemão uma cobertura informativa imparcial.43

A democratização pelo uso da força é 
basicamente a fonte de paradoxos. Um governo 
militar envolvido na reconstrução de nações é, por 
definição, um regime autoritário envolvido num 
projeto de engenharia social. Sua intenção é de 
impor, por meio da força, novas normas sociais 
e outras séries de valores normativos. Portanto, 
as ações que tomam não são compatíveis com a 
idéia de democracia.

Carl J. Friedrich, que dirigiu a escola que treinou 
pessoal militar destinado a governos militares 
norte-americanos no estrangeiro e que mais tarde 

serviu como assessor de assuntos governamentais 
e constitucionais do General Clay (1947-1948), 
tentou resolver a contradição. Ele argumentou que 
o OMGUS era um “ditador constitucional que ajuda 
o restabelecimento da democracia constitucional 
em vez de impor a democracia”44 De acordo 
com Friedrich, o governo militar operado por 
uma democracia constitucional, distinto de uma 
ditadura convencional, progressivamente relaxa a 
repressão e se move em direção ao estabelecimento 
de um sistema condicional. Friedrich admitiu que 
o OMGUS censurava e reprimia, mas alega que 
o fez assim para impor limitações aos elementos 
e esforços antidemocráticos. 

A CPA entendeu que a estrutura da democracia 
iraquiana exigia a imposição de limites estritos 
na saída de informações antidemocráticas. Sua 
defeituosa política de mídia produziu a aparição 
de uma variedade de fontes de informações como 
periódicos, revistas e emissoras de televisão com 
agendas autoritárias, religioso-fundamentalistas e 
antidemocráticas. Os periódicos iraquianos estão 
sendo financiados por partidos políticos e religiosos, 
e a informação que difundem com freqüência é 
incompleta, sem verificação e parcial. 

A deterioração do status norte-americano em 
muitas partes do chamado “terceiro mundo” 
é uma conseqüência de graves fracassos na 
área de sua política externa: estratégia global 
e diplomacia pública.45 Se esses fracassos não 
forem examinados, é provável que os EUA 
empreenderão outras aventuras militares que 
produzirão ocupações com o objetivo de levar a 
cabo mudanças radicais. Portanto, a análise dos 
defeitos da política norte-americana de controle 
das informações no Iraque não é simplesmente 
uma questão de interesse histórico. Os EUA não 
podem se dar ao luxo de cometer mais erros nessa 
área-chave da guerra psicológica.MR 

Referências
1. A contraparte soviética do OMGUS, a Sowjetische Militaradministration in 

Deutschland, realizou os mesmos esforços para difundir as mensagens de Moscou 
ao povo alemão.

2. PADDOCK, Alfred H., filho, U.S. Army Special Warfare. Its Origins: Psycho-
logical and Unconventional Warfare, 1941-1952 (Washington DC: National Defense 
University Press, 1982), p. 41.

3. Já pela metade de janeiro de 1947, o ICD distribuiu 89 licenças de imprensa a 
38 sociais democratas, 24 aos apoiadores da União Cristã-Democrática/União Cristã 
Socialista e 4 a membros do Partido Comunista Alemão. A divisão por religião foi 33 
católicos, 28 protestantes, 3 judeus e um unitário. Outras 24 licenças foram conce-
didas a organizações não religiosas. HARTENIAN, Larry Controlling Information in 
U.S. Occupied Germany, 1945-1949: Media Manipulation and Propaganda (Lewiston, 

2003), pp. 115-16 e 127. Veja também FREI, Norbert Amerikanische Lizenzpolitik 
und Deutsche Pressetradition: Die Geschichte der Nachkriegszeitung Suedost-Kurier 
(Munique, Alemanha: Oldenbourg Verlag, 1986).

4. BREITENKAMP, Edward C., The U.S. Information Control Division and 
Its Effect on German Publishers and Writers 1945 to 1949 (Dakota do Norte, EUA: 
Grand Forks, 1953), p. 1.

5. ZIMKE, Earl, The U.S. Army Occupation of Germany, 1944-1946 (Washing-
ton, DC: Centro de História Militar, 1975).

6. BOEHLING, Rebecca, A Question of Priorities: Democratic Reforms and Eco-
nomic Recovery in Postwar Germany (New York: Berghahn Books, 1996), p. 26.

7. SCHIVELBUSCH, Wolfgang, In a Cold Crater: Cultural and Intellectual 
Life in Berlin 1945-1948 (Berkeley, California: University of California Press, 



61Military Review  Julho-Agosto 2008

FRACASSO ESTRATÉGICO

1998), p. 33.
8. Para ler um discurso detalhado do Neue Zeitung, veja GIENOW-HECHT, 

Jessica C.E., Transmission Impossible: American Journalism and Cultural Diplomacy in 
Postwar Germany 1945-1955 (Baton Rouge, Louisiana: Louisiana State University 
Press, 1999). Veja também Hartenian, pp. 152-154 e Gienow-Hecht, “Friends, 
Foes, or Reeducators? Feinbilder and Anti-Communism in the U.S. Military Gov-
ernment in Germany, 1946-1953”, em Enemy Images in History, editores Ragnhild 
Fiebig-von Hase e Ursula Lehmkuhl (Providence, Rhode Island: Berghahn Books, 
1997), pp. 281-301.

9. Para ler um discurso detalhado do caso, veja GIENOW-HECHT, Transmission 
Impossible. Veja também HARTENIAN, p. 152-54 e GIENOW-HECHT, “Friends, 
Foes, or Reeducators?” pp. 281-301.

10. HARTENIAN, p. 179. Veja também Cedric Belfrage, Seeds of Destruction 
(Nova York: Cameron and Kahn, 1954).

11. HARTENIAN, p. 180.
12. Para ler mais, veja FLANAGAN, Clare, A Study of German Political-Cultural 

Periodicals from the Years of Allied Occupation, 1945-1949 (Lampeter, Gales: The 
Edwin Mellen Press, 2000), pp. 151-82.

13. BATTLE, Joyce, compiladora, “Iraq: the Media War Plan”, National Security 
Archives, 8 de maio de 2007, disponível em: www.gwu.edu/~nsarchiv/NSAEBB/
NSAEBB219/index.htm.

14. CALLAGHAN, Sandra J., “Iraq”, World Press Encyclopedia, 2003, disponível 
em: findarticles.com/p/articles/mi_gx5223/is_2003/ai_n19143124.

15. TABOR, Kimberly “The Press in Iraq”, PBS–Frontline World, novem-
bro de 2002, disponível em: www.pbs.org/frontlineworld/stories/iraq/press.
html#overview.

16. “The press in Iraq”, BBC News, 12 de janeiro de 2007, disponível em: http://
news.bbc.co.uk/1/hi/world/middle_east/6256985.stm.

17. Desde 1992, Al-Bazzaz encabeçou tanto a Agência de Notícias do Iraque 
como o Sistema de Rádio e Televisão Iraque e foi editor em chefe do diário Al-
Jumhuriya (A República). Sítio cibernético do Foro do Oriente Médio, disponível 
em: http://www.meforum.org/article/277.

18. “The press in Iraq”, BBC News.
19. NAWA, Fariba “U.S. Curtails Iraq’s Newfound Media Freedoms”, Village 

Voice, 27 de julho de 2003.
20. PRICE, Matthew “Baghdad’s media explosion”, BBC News, 12 de agosto 

de 2003 disponível em:
http://news.bbc.co.uk/go/pr/fr/-/1/hi/world/middle_east/3144363.stm.
21. GETTLEMAN, Jeffrey “G.I.’s Padlock Baghdad Paper Accused of Lies”, 

New York Times, 29 de março de 2004.
22. BARRY, Ellen “US Restrictions on Iraqi Media Spark Criticism”, Boston 

Globe, 19 de junho de 2003.
23. Guia de Assuntos Públicos da Força Tarefa Conjunta Combinada 7, 

091200D Julho de 2003, p. 8.
24. No Iraque, a Administração Bush colocou em vigor uma nova metodo-

logia de guerra psicológica ao pedir a companhias privadas para que assumissem 
tarefas de diplomacia pública e de propaganda. A partir de 2003, o Governo dos 
EUA com freqüência tem pedido para empresas rentáveis criadas pelos partidários 
do Partido Republicano para desenvolverem as operações de inteligência e de 
guerra psicológica. Na realidade, essas empresas são estruturas parecidas com 
as agências de inteligência independentes da CIA e da Agência de Segurança 
Nacional, sendo concedidas contratos do governo norte-americano no valor de 
milhões de dólares. Na realidade, estas companhias agora recorrem ao mundo 
acadêmico da mesma forma que as agências de inteligência do governo fizeram 
no passado. Em 25 de janeiro de 2007, o governo concedeu ao Lincoln Group 
um novo contrato para conduzir foros com prioridade sobre uma variedade de 
temas por todo o Iraque. Em 7-8 de novembro de 2005, o Centro Carr da Política 
dos Direitos Humanos da Universidade de Harvard e o Instituto de Estudos 
Estratégicos da Escola Superior de Guerra do Exército dos EUA patrocinaram 
um simpósio em Washington sobre “As operações de contra-insurgência no 
Iraque: As implicações da guerra irregular para o Governo dos EUA”. Entre 
aqueles que participaram estavam Andrew Garfield do Lincoln Group e Steve 
Rader da Science Applications International Corporation (SAIC). Em 6 de 
abril de 2007, a Iniciativa de Defesa e de Segurança de Harvard organizou um 
outro simpósio intitulado “A privatização da segurança nacional”, na Faculdade 
John F. Kennedy de Governo da Universidade de Harvard. O simpósio tinha 
três painéis: “Vale a pena a privatização da segurança?” “Além da segurança: 
terceirizando inteligência,” e “Depois do Iraque: Qual é o próximo passo para a 
indústria de segurança?”. Somente hóspedes convidados foram permitidos assistir 
as apresentações e discursos e os painéis eram extra-oficiais e aderiram às regras 
da Chatham House. Os palestrantes vieram de empresas tais como Armor Group, 
Blackwater USA, Booz Allen Hamilton (filial de Halliburton), Cerberus Capital 
Management (anteriormente presidida pelo ex-Secretario da Fazenda John Snow, 
2003-2006), Cohen Group, Control Risks, Commonwealth Consulting, Cove-
nante, Dyn Group, Kellog Brown Root, Lincoln Group, Military Professional 
Resources Inc., SAIC, Total Intelligence Solutions, Triple Canopy e ViaGloblal 
Group. Os organizadores do simpósio também convidaram “congressistas que se 

esforçaram para elaborar legislação relacionada” e “empregados do Departamento 
de Defesa que trabalhavam neste assunto”. 

25. Em 17 de agosto de 2006, um carro-bomba destruiu parcialmente os 
escritórios da revista Shabaqeh y Al-Sabah. Foi o segundo ataque contra Al-Sabah 
naquele ano. Em 19 de junho de 2007, Flieh Waddai, o diretor do editorial do Al-
Sabaah foi assassinado. Segundo a organização Jornalistas sem Fronteiras, em 2006 o 
Iraque foi considerado o país mais perigoso do mundo pelo quarto ano consecutivo. 
Desde o princípio do conflito em 2003, morreram 139 correspondentes, 64 em 
2006. Quase 90% das vítimas eram iraquianos. Jornalistas sem Fronteiras, “Press 
Freedom Round-Up”, 31de dezembro de 2006, disponível em: www.rsf.org/article.
php3?id_article=20286.

26. CHANDRASEKARAN, Rajiv Imperial Life in the Emerald City: Inside Iraq’s 
Green Zone (Nueva York: Alfred A. Knopf, 2006), p. 130.

27. A Al Arabiya, uma emissora árabe com sede em Dubai que emite por 24 horas 
desde 3 de março de 2003, tinha um orçamento de US$ 60 milhões; Ibíd., p. 132.

28. Ibíd., p. 136.
29. PINTAK, Lawrence, “Cairo Ignores U.S. Request to Pull Plug on Jihadi TV 

in Iraq”, Columbia Journalism Review, 4 de janeiro de 2007; e Pintak, “A Controver-
sial TV Channel That Is the Voice of Iraq’s Anti-American Insurgents Looks Set to 
Open Another Front in the Propaganda War Against the U.S”, Columbia Journalism 
Review, 10 de janeiro de 2007.

30. Para ler um relato detalhado das tendências e polêmicas referentes à televisão 
via satélite no mundo árabe e muçulmano, veja o artigo “Media on the Front Lines: 
Satellite TV In Iraq”, Transnational Broadcasting Studies parte 2, número 1 (Cairo, 
Egito: American University in Cairo, 2006).

31. Veja KOHLMANN, Evan F. “The Real Online Terrorist Threat”, Foreign 
Affairs (setembro-outubro de 2006): pp. 115-25. Em junho de 2007, KIMMAGE, 
Daniel e RIDOLFO, Kathleen da Rádio Free Europe/Rádio Liberty, apresentaram 
uma reportagem sobre a rede de mídia da insurgência sunita árabe, disponível em: 

http://www.realaudio.rferl.org/online/OLPDFfiles/part 1.pdf.
32. NORTH, Don, declaração perante audiência do Comitê Democrático de 

Política do Senado dos EUA “An Oversight Hearing on Waste, Fraud and Abuse in 
U.S. government Contracting in Iraq”, em 14 de fevereiro de 2005. North foi um 
ex-contratista da Autoridade Provisional da Coalizão que foi contratado pela SAIC 
para desenvolver a emissoura Al-Iraqiya.

33. BAYLOUNY,Anne Marie “Alhurra, ‘The Free One’: Assessing U.S. Satel-
lite Television in the Middle East”, Strategic Insights parte 11, número 4 (novembro 
de 2005).

34. BUSH, George W. “President Congratulates Iraqis on Election”, 30 
de janeiro de 2005, disponível em: http://www.whitehouse.gov/news/relea-
ses/2005/01/20050130-2.html.

35. MAZZETTI, Mark e DARAGAHI, Borzou “U.S. Military Covertly Pays to 
Run Stories in Iraqi Press: Troops Write Articles Presented as News Reports. Some 
Officers Object to the Practice”, Los Angeles Times, 30 de novembro de 2005.

36. Sitio cibernético do Lincoln Group, disponível em: http://lincolngroup.
com.

37. Veja KINZER,Stephen, All the Shah’s Men: An American Coup and the Roots 
of Middle East Terror (John Wiley & Sons, 2004).

38. BAGGIO, Daniel L., “The Dawn of the New Iraq: The Story Americans 
Almost Missed”, em Information as Power: An Anthology of Selected United States 
Army War College Student Papers, parte 1, editores MURPHY, Dennis M. Jeffrey 
L., GROH, David J. Smith e AYERS, Cynthia E. (Carlisle Barracks, Pensilvania: 
Escola Superior de Guerra do Exército dos EUA, 2006), pp. 59-86; op cit. Chan-
drasekaran, pp. 128-146.

39. Veja ZIEMKE, Earl F. “Improvising Stability and Change in Postwar Ger-
many”, em Americans as Proconsuls: United States Military Government in Germany 
and Japan, 1944-1952, editor Robert Wolfe (Carbondale, Illinois: Southern Illinois 
University Press, 1984).

40. O texto total se encontra em JCS 1067 em Germany 1945-1949: The Story in 
Documents (Washington, DC: Gráfica do Governo dos EUA, 1950), pp. 21-33.

41. A Diretriz do Escritório de Assuntos Públicos da Força-Tarefa 7 - 091200DJul 
2003, 1.

42. GOLDSTEIN, Cora Sol “Irak: Befreier in Ketten”, Internationale Politik, 
parte 60, Ano 11 (novembro de 2005): pp. 104-110.

43. Relatório, Gabinete de Informação Pública da OMGUS, 16 de dezembro 
de 1948, Landesarchiv Berlin: OMGUS, RG 260, MF # 4/1-3/9.

44. FRIEDRICH, Carl J. “Military Government and Dictatorship”, Annals of 
the American Academy of Political and Social Science parte 267 (janeiro de 1950): p. 1. 
Veja-se também FRIEDRICH, “Military Government as a Step Toward Self-Rule”, 
The Public Opinion Quarterly parte 7, número 4 (inverno de 1943), pp. 527-41. 
Friedrich nasceu na Alemanha e se integrou no professorado de Harvard em 1926. 
Em 1955, Harvard nomeou Friedrich Eaton Professor de Ciências do Governo. 
Para dados biográficos, veja documentação de Carl J. Friedrich na Biblioteca da 
Universidade de Harvard.

45. Para ler dados atualizados sobre os diversos níveis de antiamericanismo pelo 
mundo, veja o Levantamento das Atitudes Globais de Pew, junho de 2007, disponível 
em: http://pewglobal.org/reports/pdf/256.pdf.

https://cacnet.army.mil/Site/CAC-K/MR/FLTM/Spanish Production/www.gwu.edu/~nsarchiv/NSAEBB/NSAEBB219/index.htm
https://cacnet.army.mil/Site/CAC-K/MR/FLTM/Spanish Production/www.gwu.edu/~nsarchiv/NSAEBB/NSAEBB219/index.htm
https://cacnet.army.mil/Site/CAC-K/MR/FLTM/Spanish Production/~WRL0757.tmp
https://cacnet.army.mil/Site/CAC-K/MR/FLTM/Spanish Production/www.pbs.org/frontlineworld/stories/iraq/press.html%23overview
https://cacnet.army.mil/Site/CAC-K/MR/FLTM/Spanish Production/www.pbs.org/frontlineworld/stories/iraq/press.html%23overview
http://news.bbc.co.uk/1/hi/world/middle_east/6256985.stm
http://news.bbc.co.uk/1/hi/world/middle_east/6256985.stm
http://www.meforum.org/article/277
http://news.bbc.co.uk/go/pr/fr/-/1/hi/world/middle_east/3144363.stm
https://cacnet.army.mil/Site/CAC-K/MR/FLTM/Spanish Production/www.rsf.org/article.php3?id_article=20286
https://cacnet.army.mil/Site/CAC-K/MR/FLTM/Spanish Production/www.rsf.org/article.php3?id_article=20286
http://www.realaudio.rferl.org/online/OLPDFfiles/part 1.pdf
http://www.whitehouse.gov/news/releases/2005/01/20050130-2.html
http://www.whitehouse.gov/news/releases/2005/01/20050130-2.html
http://lincolngroup.com/
http://lincolngroup.com/
http://pewglobal.org/reports/pdf/256.pdf

